25 abr

Consórcio para empresa: planejar para crescer!

Como está a saúde financeira da sua empresa? De acordo com o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em 2013, menos da metade das empresas abertas no Brasil sobrevive após o quarto ano de atividade. Para fugir dessa estatística e ver sua empresa prosperar, nada melhor do que visar o futuro e planejar investimentos a médio e longo prazos.
O planejamento financeiro é fundamental para o desenvolvimento dos negócios. Ele permite atingir objetivos, melhorar o aproveitamento dos recursos e maximizar os resultados alcançados. E são nesses pontos que o consórcio pode ser um importante aliado.

O consórcio é uma modalidade financeira com vantagens para empresas de todos os portes. Por meio desse Sistema, o empresário desembolsa valores mais baixos ao longo do tempo, preservando seu capital de giro. Além disso, esse Sistema permite negociar vantagens em compras à vista e oferece custos mais baixos, por não ter juros.
O consórcio é ideal para quem deseja manter seu negócio sempre atualizado. Se você tem uma transportadora, por exemplo, você pode planejar a renovação da frota por meio do consórcio. Se você tem um escritório ou estabelecimento comercial, pode programar a troca das máquinas e equipamentos dentro de um determinado período, e até mesmo uma reforma geral no local, renovando toda a mobília.

Por meio do consórcio, você também pode planejar a ampliação do seu patrimônio. Por exemplo: se você tem uma indústria e pretende aumentar a área construída para, assim, aumentar sua produção, você pode planejar a construção da nova área ou a aquisição de um novo imóvel ou terreno por meio do Sistema.
E se você não tem uma transportadora, escritório, estabelecimento comercial ou indústria, mas sempre sonhou em ter seu próprio negócio, por que não transformar esse sonho em plano e concretizá-lo por meio do consórcio?

Como funciona?

Para participar de um grupo de consórcio, defina o bem ou serviço que deseja adquirir, qual o valor necessário e o prazo máximo que pode esperar para ser contemplado com o crédito. Procure uma administradora autorizada pelo Banco Central que ofereça o plano ideal e com taxas competitivas.
Após a adesão, aguarde a contemplação por sorteio ou, caso pretenda antecipá-la, programe-se para ofertar lances. Você pode adquirir quantas cotas forem necessárias para cumprir o seu planejamento.

E lembre-se do que disse Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna: “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes”.

Mãos à obra!

Share this