25 abr

Cresce uso do consórcio imobiliário

Comprar a casa própria é o principal sonho de 43% dos brasileiros, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada em 2015. Quem persegue essa meta tem encontrado no Sistema de Consórcios um grande aliado. Esse mecanismo foi utilizado em 16% das aquisições de unidades financiadas pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

BLOGABAC

Em fevereiro de 2016, a ABAC realizou pesquisa junto a seus associados para identificar como os créditos vêm sendo utilizados. Os resultados revelam que mais da metade dos consorciados utilizaram seus créditos para a compra de imóveis residenciais urbanos. As outras opções detectadas foram aquisição de terreno, reforma e/ou construção, comercial, aquisição de imóvel na planta, imóvel de veraneio (praia ou campo), quitação de financiamentos e imóvel rural. A novidade da pesquisa foi a presença do item garagem, que foi mencionado pela primeira vez e completa a relação.
Em 2015, o segmento de imóveis atingiu uma participação de 32,25% nos créditos comercializados e foi o que apresentou o maior crescimento entre todos os setores, com ampliação de 43,4% no total de créditos comercializados e de 41,7% no número de novas cotas. No último ano, foram registrados 805 mil participantes ativos no segmento de consórcio de imóveis, com 71 mil contemplações – expansão de 2,9% em relação a 2014. O tíquete médio e o volume de créditos disponibilizados também cresceram na mesma base de comparação, registrando aumento de 1,1% e 7,6%, respectivamente.

Perfil do consorciado

Entre os consorciados que integram o segmento de imóveis, 57% é homem e quase metade possui 50 anos ou mais (47%), de acordo com a pesquisa Perfil do Consorciado, realizada pela ABAC em 2015, por meio da Quorum. De acordo com o levantamento, este é o setor que registra a maior proporção de casados (79%) e 40% possui filhos. Quando avaliados os clientes em potencial, 60% afirmaram que o consórcio será utilizado para comprar um imóvel e outros 70% disseram que o consórcio foi uma escolha planejada. A pesquisa também detectou que, entre os contemplados, 85% já efetuaram a retirada do bem.

Fonte: www.blog.abac.org.br

Share this