As administradoras de consórcios com mais reclamações em 2017
O consórcio imobiliário é um meio programado e econômico para conquistar o seu bem. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o sistema de consórcios iniciou 2018 registrando crescimento. Entre janeiro deste ano e o do ano passado, o avanço foi de 3,4% nas vendas de novas cotas com 182 mil (jan-2018) versus 176 mil (jan-2017) e a média diária das adesões foi de 8,3 mil no período de 22 dias úteis. No volume de créditos comercializados houve alta de 8,3%, evoluindo de R$ 6,47 bilhões (jan-2017) para R$ 7,01 bilhões (jan-2018).
O consórcio é sem juros ou parcelas intermediárias. Portanto, é possível optar por prazos maiores e parcelas mais acessíveis, sem sobrecarregar o orçamento. Para adquirir uma cota de consórcio imobiliário é importante se informar sobre a administradora de consórcio desejada, que precisa ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Com a escolha feita, pode programar a compra da sua casa própria com tranquilidade.
Para ajudar na sua escolha e diante de uma demanda crescente do setor de consórcios, o Banco Central, com o intuito de divulgar e alertar os futuros consorciados, passou a divulgar o ranking das administradoras de consórcios que mais receberam reclamações. Portanto, o 2º semestre de 2017 ficou com: Cooperativa Mista Jockey Club de São Paulo, Caixa Consórcios S.A. Administradora de Consórcios, Santander Brasil Administradora de Consórcio LTDA., Rodobens Administradora de Consórcios LTDA., Consórcio Nacional Volkswagen – Administradora de Consórcio LTDA., BB. Administradora de Consórcios S.A., ITAÚ Administradora de Consórcios LTDA., Bradesco Administradora de Consórcios LTDA., GMAC Administradora de Consórcios LTDA. e Administradora de Consórcio Nacional Honda LTDA. Confira o ranking das 10 administradoras de consórcios com mais reclamações:
Instituições Consorciados Reclamações Reguladas Procedentes Reclamações Reguladas Outras Reclamações Não Reguladas
Fonte: Banco Central
O ranking de administradoras de consórcios com mais reclamações abrange: número de reclamações dividido pelo número de consorciados ativos e multiplicado por 1.000.000, quantidade de ocorrências (irregularidades) associadas às reclamações encerradas no período de referência em que se verificou indício de descumprimento por parte da instituição, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil, além do total de consorciados da administradora.
Antes de adquirir a sua cota de consórcio, pesquise os planos disponíveis e avalie todas as administradoras de consórcios que for do seu interesse. Faça negócio com segurança!