16 jun

Conheça a História do Consórcio

A História do Consórcio começou no ano de 1962, com a implantação da indústria de automóveis no Brasil e foi marcada pela ausência de oferta de crédito direto ao consumidor. Foi nesse momento que um conjunto de funcionários do Banco do Brasil teve a iniciativa de formar um grupo de pessoas que tinha o mesmo objetivo: Criar um fundo suficiente que possibilitasse a aquisição de veículos para todos os que estivessem participando da arrecadação de fundos.

História do Consórcio – Linha do Tempo

Anos 60: No dia 20 de junho foi criada a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), que até hoje desempenha papel essencial na economia brasileira. Neste mesmo ano, outros países latino-americanos, passaram a utilizar o consórcio como modalidade de concessão de crédito. Dois anos depois, em 1969 foi criada APACESP (Associação Profissional dos Administradores de Consórcios no Estado de São Paulo), que deu origem ao atual SINAC (Sindicato Nacional dos Administradores de Consórcio).

Anos 80: Com a grande popularização do consórcio, começaram a surgir outros produtos além dos automóveis. Foi a vez dos caminhões, eletroeletrônicos, televisores e VHS. No ano de 1988, o Sistema de Consórcios teve sua importância econômica e social reconhecida na Constituição Federal.

Anos 90: A fiscalização da operação de consórcios, bem como sua regulamentação, passaram a ser exercidas pelo Banco Central do Brasil, com a edição da Lei n° 8.177. No ano de 1993, se iniciou o consórcio imobiliário e muitas pessoas puderam realizar o sonho da casa própria. O sistema de consórcio passou a ser utilizado por países do leste europeu.

Anos 2000: Em 08 de outubro de 2008, acontecia o que podemos chamar de marco legal do Sistema de Consórcios : a edição da Lei 11.795/2008, que dispõe única e exclusivamente sobre o funcionamento do Sistema de Consórcios . Ela entrou em vigor em fevereiro de 2009, trazendo importantes benefícios e aperfeiçoamentos ao mecanismo.

Dias Atuais

O Consórcio é uma invenção totalmente brasileira e é considerado um mecanismo de concessão de crédito isento de juros, que tem por finalidade a aquisição de bens e serviços. Totalmente consolidado, este serviço já beneficiou mais de 7 milhões de consorciados no Brasil e com isso, muitas pessoas puderam realizar os seus sonhos.

Fonte: www.jornaldoconsorcio.com.br

Share this