11 ago

Significados dos logos das marcas de carro

    Por traz de pequenos logos a grandes histórias e significados. Hoje vamos falar sobre alguns logos de grandes montadoras do meio automobilístico e seus significados. Todos são conhecidos e vistos mundialmente, mas quase ninguém sabe as origens que ajudaram para que o processo de criação desses famosos logos que ficam a frente dos carros.

    Logos e suas histórias

    GM

     

    Chevrolet – Buscando algo que chamasse a atenção e ajudasse a marca a crescer mundialmente, a Chevrolet optou por uma gravata-borboleta em formato de cruz. Porém, não existe nada confirmado sobre a inspiração. Certa vez, o cofundador da marca, William C. Durant, afirmou que se inspirou no design de um papel de parede de um hotel em Paris. Sua filha, por outro lado, afirma que o design foi elaborado pelo pai durante um jantar de família.

    Fiat_2007

    Fiat – A marca italiana já teve diversas alterações em seus logos ao logo dos anos. Porém depois a ultima atualização em 2006, o logo da Fiat teve seu formato circular substituído por algo mais parecido com um escudo. A substituição do azul pelo vermelho foi feita para conectar a ideia de modernidade com a marca.

    Ferrari-emblem

    Ferrari – Um grande piloto de avião e considerado herói italiano na Primeira Guerra Mundial que morreu em 1918, chamado Francesco Baracca, tinha o cavalinho no painel de seu avião. No ano de 1923, Enzo Ferrari conheceu os pais de Baracca. No encontro, Paulina, a mãe do herói de guerra, disse para o engenheiro que colocasse o cavalinho em seus carros, que isso lhe traria boa sorte. Enzo atendeu ao pedido e adicionou o amarelo no fundo como referência à sua terra natal de Modena. No topo, as cores verde, branco e vermelho representam a bandeira italiana e, na parte de baixo, as letras S e F significam Scuderia Ferrari.

    ford-logo1

    Ford – Jan Valentic, VP de Marketing Global da marca, falou em depoimento uma vez sobre a força do logo: “o formato oval da Ford é um símbolo poderoso, conhecido por todo mundo como um ícone da companhia que coloca o mundo sobre rodas. Nesse próximo século, queremos deixar claro que este é o símbolo que será líder da indústria em três vertentes: ótimos produtos, um negócio forte e um mundo melhor.”

    VW

    Volkswagen – As origens do logotipo Volkswagen (com a letra V acima da letra W, dentro de um círculo) remetem aos primórdios da Volkswagenwerk (fábrica Volkswagen), cuja cerimônia de lançamento da pedra fundamental foi realizada em 26 de maio de 1938. O designer de motores Franz Xaver Reimspiess, da Porsche KG, criou a marca Volkswagen, com as duas letras. Em abril do mesmo ano, o logo VW foi registrado em uma roda dentada, a qual foi o símbolo da Frente de Trabalho Alemã (Deutsche Arbeitsfront, DAF), que era proprietária da empresa.

    Fonte: www.jornaldoconsorcio.com.br

    Share this